Conhecimento
CUR – Centro Universitário de Rondonópolis
Curso de Bacharel em Ciências Contábeis
Administração Financeira
Docente: Kathie Prochnow
1. ANÁLISE DE AÇÕES
1.1. AÇÕES
Representam parcelas do capital social das S.As e podem ser emitidas com e sem valor nominal, de acordo com o regido no estatuto da companhia. Na hipótese de emissão com valor nominal, todas as ações terão idêntico valor, não podendo ainda ser emitidas novas ações com valor inferior (nominal). Quando as ações não possuírem valor nominal, o preço de emissão é definido pelos sócios fundadores, e no aumento de capital, pela A G Acionistas. Nesta alternativa de emissão, a companhia pode estabelecer qualquer valor para suas ações, não havendo obrigatoriedade de se respeitar um valor mínimo, como no caso descrito das ações com valor nominal.
1.2. CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES
. De acordo com a natureza dos direitos: Ordinárias - dá o direito do voto que poderá influir nas diversas decisões de uma empresa. Os dividendos são efetuados em função do dividendo obrigatório previsto em lei, ou de acordo com o percentual estabelecido em estatuto. Preferenciais - têm as seguintes vantagens e preferências: a) Preferência no recebimento dos dividendos, o saldo fica para as ordinárias; b) Vantagem no recebimento dos dividendos, com fixação do mínimo ou fixo; c) Preferência no reembolso do capital; d) Não dá direito de voto, só se em 3 anos não receber dividendos mínimos ou fixos. Não pode ultrapassar a 2/3 do total das ações emitidas. Normalmente tem cotação no mercado acima das ordinárias.
. De acordo ela forma: Nominativas - o proprietário consta no Registro de Ações Nominativas e, para transferir passa para o Livro "Transferência de Ações Nominativas" assinado pelo cedente e cessionário. Endossáveis - têm características das nominativas