conhecimento
O mundo e ação formão conhecimentos, o mundo é o que nos cerca, é a parte na qual estamos inserido, é o maior, o amplo. E a ação é aquilo que nós cerca no cotidiano, diariamente, como família, estudos, trabalho. Então quando vou agindo, vou observando.
Agir – entendendo é fazer sabendo mas sem conhecer de fato as consequências.
Entender – agindo é quando estou sabendo, porque eu sei e então eu faço, porque eu estudei para isso e por isso faço. E assim o entendimento gera a ação.
A ação gera consequências, positivas ou negativas, por isso a importância do comprometimento.
Podemos usar o conhecimento como forma de conhecer e desintegrar o mundo. Quais consequências tem o nosso agir. Não existe conhecimento sem estabelecer relações. Se eu tenho interesse num livro, por exemplo, eu leio, observo os fatos, estabeleço relação com a história e seus personagens. Quando conheço determinado grupo observo suas ações, comportamentos. Estabeleço contato, construo também uma relação. O conhecimento filosófico é um conhecimento que tem a interrogação como base. Essa ideia usa o questionamento e o pensamento como fundamentos, ele é um estudo do dia a dia, não é um conhecimento parado ou estático , ao contrário sempre está em transformação, ele é racional e não se baseia em experimentações, o objeto de análise do conhecimento filosófico são as ideias, elas são compreendidas e dessa maneira os filósofos buscam a verdade. A proposta do mesmo é fornecer ideias e conteúdos que transformem a realidade.
O conhecimento científico precisa ser provado o mesmo surge da dúvida e comprovado concretamente, o mesmo tem como objetivo estudar e esclarecer os fatos ocorridos no universo. É sujeito a observação e experimentações, e não apenas pela razão , usa os métodos para encontrar