Conhecimento
EAD- EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
SANDRA PIRES SANTOS GOMES
OS CONCEITOS DE EPISTEMOLOGIA E CONHECIMENTO
CARINHANHA-BA
2011
SANDRA PIRES SANTOS GOMES
OS CONCEITOS DE EPISTEMOLOGIA E CONHECIMENTO
Trabalho elaborado e apresentado pela acadêmica do Curso de Licenciatura em Biologia Universidade do Estado da Bahia, como requisito parcial de avaliação para Disciplina Pedagógico - Primeiro período de 2011.
Professor: Valter Carvalho
CARINHANHA-BA
2011
A epistemologia, também chamada Teoria do Conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Na história da epistemologia tivemos duas principais escolas de pensamento sobre o que constitui o meio mais importante para o conhecer.
Veremos, a seguir, alguns tipos de conhecimento que permeiam as relações entre os indivíduos e a realidade. * CONHECIMENTO POPULAR OU SENSO COMUM: é aquele que resulta do modo espontâneo de conhecer e que obtemos no cotidiano. * CONHECIMENTO CIENTÍFICO: distinto do conhecimento popular, que não exige sistematização porque nasce da experiência, o conhecimento científico requer um planejamento rigoroso. * CONHECIMENTO FILOSÓFICO: utiliza procedimentos racionais e reflexivos na elaboração de críticas da realidade. * CONHECIMENTO RELIGIOSO: fundamenta-se na autoridade divina, no sobrenatural.
O conhecimento se dá dentro do sujeito para fora dele e no segundo o sujeito recebe de fora para dentro, por meio dos sentidos, o que eles proporcionam. A reflexão a este respeito provocou o surgimento de dois paradigmas, que vamos aqui entender num primeiro momento por modelo. O racionalismo e o empirismo.
O racionalismo é a doutrina filosófica que diz que todo conhecimento provém da razão. Seu representante mais famoso é René Descartes. A primeira verdade certa foi, Penso, logo existo. [...]“Se eu duvido, eu penso, eu não posso duvidar que