Administração
Este trabalho tem como objetivo abordar as principais definições que podem ser dadas para a administração de recursos: tanto materiais como patrimoniais. Entende-se que toda produção existente precisa da existência de três fatores primordiais que servem como uma base de sustentação: Capital, Terra e Trabalho, que ao longo da pesquisa será abordado com suas funções específicas e principais finalidades.
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso dos recursos a fim de alcançar os objetivos da organização. Recursos: Faculdades , dotes
Bens pecuniários, posses
Condição de riqueza, de produção.
De desenvolvimento econômico
O que é um Recurso?
Recurso é tudo aquilo que é capaz de gerar riqueza. Atualmente o gerente tem certa dificuldade em administrar os recursos, pois cada vez eles se tornam mais escassos, tanto para os administradores, quanto para as pessoas envolvidas nos processos produtivos para a execução de bens tangíveis e prestação de serviços.
Os recursos podem ser: materiais, patrimoniais, financeiros, humanos e tecnológicos.
RECURSOS
MATERIAIS
PATRIMONIAIS
HUMANO
TECNOLÓGICO
CAPITAL
Esses recursos envolvem uma seqüência de operações as quais são: desde o contrato de um fornecedor, a aquisição de um bem, recebimento, transporte, armazenamento e Distribuição.
Tanto a Administração de recursos patrimoniais quanto a Administração de Recursos materiais gera uma série de processos, para lidar com o recebimento de um bem, sua conservação, manutenção e etc.
Na verdade os recursos são nada mais que os fatores de produção, e é necessário que a utilização seja executada da maneira adequada.
Fatores de Produção:
- Capital
- Terra
- Trabalho
Capital é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir o9s insumos. Representa fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção.
Terra é o fator