Conhecimento corporal
São organelas presentes na maior parte em células eucariontes (animais, vegetais, protozoários e fungos) que preenchem o citoplasma das células, o único grupo que elas não estão presentes é as células do reino protista.
Elas foram descobertas por volta do séc. XIX e questionada por citologista. Em 1890 houve estudos para saber mais delas e foi estudada até os dias pelas novas tecnologias de estudos mais precisas do que as de antigamente.
Toda mitocôndria surge da reprodução de outra mitocôndria. Quando a célula vai se dividir, suas mitocôndrias se separam em dois grupos mais ou menos equivalentes, que se posicionam em cada um dos lados do citoplasma. Elas se localizam dentro de células presente em todo nosso organismo. Possuindo uma forma de um “capsula” (retangular só que arredondada nas extremidades) Suas medidas são 0,2μm a 1μm de diâmetro e 2μm a 10μm de comprimento.
No interior das mitocôndrias ocorre a respiração celular, processo em que moléculas orgânicas de alimento reagem com gás oxigênio (O2), transformando em gás carbônico (CO2) e água (H2O) e liberando energia.
C6H12O6 + O2 -> 6 CO2 + 6 H2O + energia
Pela produção de energia por meio da quebra das partículas de glicose e oxigênio oferecido pela célula, ela também é considerada células de força por produzir energia para as atividades celulares. Ao decorrer da produção de energia de ATP ela devolve para a célula hospedeira. Ela é de vital importância para célula se não pode haver morte celular.
O fato de esta organela possuir material genético próprio permite a ela capacidade de se autoduplicar, principalmente em tecidos orgânicos que requerem uma compensação fisiológica maior quanto à demanda energética, percebido pela concentração de mitocôndrias em células de órgãos como o fígado (células hepáticas) e a musculatura (fibra muscular). (FONSECA, 2000-2012, s.p).
As mitocôndrias possuem duas membranas lipoproteicas a interna e externa. Enquanto a membrana externa é