Conhecimento, ato de conhecimento....
Conhecimento é a relação que se estabelece entre sujeito que conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer. O conhecimento é o caminho obrigatório para a evolução humana, acontece naturalmente, pelo simples convívio com seus semelhantes, através também de fontes, sensações, percepção, imaginação, memória.
Na Grécia Antiga temos várias visões e métodos de conhecimento:
Sócrates: Estabelecendo seus métodos: ironia e maiêutica.
Platão - Doxa - A ciência é baseada na Opinião
Aristóteles - Episteme - A ciência é baseada Observação (Experiência)
Ato de Conhecer
Diz respeito à relação entre:
Sujeito cognoscente: É o indivíduo capaz de conhecer algo.
Objeto cognoscível: Pode ser algo fora da mente, mas também a própria mente (quando percebemos nossos afetos, desejos e ideias).
Produto do conhecimento:
É o que resulta do ato de conhecer (sujeito + objeto). O conjunto de saberes acumulados e recebidos pela cultura, as crenças, os valores, as técnicas, as religiões, as artes, a filosofia etc
Modos de conhecer: Intuição
Empírica: imediato, baseado na experiência. Sensível (através dos órgãos dos sentidos: o calor, o sabor, o odor) e psicológica (experiência interna de nossos sentimentos, emoções e desejos).
Inventiva: descoberta de soluções súbitas, hipóteses ou uma inspiração inovadora (intuição do sábio, do artista e do cientista).
Intelectual: procura capturar diretamente a essência do objeto. Exemplo: o cogito de Descartes (penso, logo existo). Esta primeira verdade é um tipo de intuição intelectual, através do pensamento, do uso da racionalidade.
Conhecimento empírico é uma expressão cujo significado reporta ao conhecimento adquirido através da observação. É uma forma de conhecimento resultante do senso comum, por vezes baseado na experiência, sem necessidade de comprovação científica.
Com base no conhecimento empírico pode-se saber que uma determinada ação provoca uma reação, sem que, contudo, se saiba qual