O Ato Pedagógico de Ensinar e a Produção do Conhecimento
Boa Vista
Maio de 2013
Daiane Ferreira Ribeiro
Ivaneide Souza da Silva
Márcia Cosmo Rodrigues da Silva
Marco Rafael Sousa
Rosângela Benício de Souza
Teresa Cristina Aganete dos Santos
O Ato Pedagógico de Ensinar e a Produção do Conhecimento
Resenha desenvolvida para a disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica como parte da avaliação do primeiro semestre do curso de Pedagogia.
Boa Vista
Maio de 2013
Introdução
Um novo olhar do professor na sala de aula com uma visão interacionista e construtivista do ser humano, em geral com bases em conhecimentos adequados, permitirá trabalhar a realidade trazida para dentro da sala de aula, tendo em vista a construção das condições prévias de todo o conhecimento.
Bachelard acredita que o pensamento científico é capaz de produzir uma ruptura nos indivíduos, ou seja, ao tomar conhecimento de uma informação científica, a mesma substituíra a produzida pelo senso comum. É daí que surge então o questionamento sobre o porquê as pessoas, ao passarem pela escola não tiveram a chance dessa ruptura e continuaram se baseando no senso comum.
Para Bachelard a causa está nas elites brasileiras, mais precisamente no valor que as elites que governam o país dão à Educação. Dizemos então que há a desvalorização do processo educativo e com isso colhemos consequências desastrosas para o próprio país.
Hoje em dia, as pesquisas mostram que apesar de todas as didáticas e metodologias de ensino que os professores utilizam dentro das salas de aula, o que encontramos ainda é um ensino tradicional, centralizado no professor e que contribui assim para o fracasso e a evasão escolar.
A partir das metodologias introduzidas pela Escola Nova, acreditamos na eficiência de uma pedagogia centrada no aluno, em que ele se torne um sujeito ativo dentro da escola, na produção do seu próprio conhecimento