CONHECENDO O PASSADO E O CONTEXTO tg 2
Em cada época, a Educação surge com o objetivo de atender as necessidades do momento em que se vive.
Houve um tempo, em que as crianças eram consideradas iguais a homens e mulheres. Elas acompanhavam seus pais em todos os trabalhos e assim recebiam como recompensa a sua porção de alimento. Isso acontecia na comunidade primitiva, onde aos poucos as crianças eram introduzidas à educação, nesse caso informal. Aprendiam pelo exemplo como manejar o arco, como caçar ou cozer o alimento. Apesar dos mais experientes terem uma responsabilidade grande em transmitir o conhecimento, todos do grupo podiam participar nisso, para a preservação do mesmo. Esse processo ocorria como socialização primária, um conhecimento adquirido pela imitação e aprendido de forma espontânea.
Esses povos com o tempo buscaram uma forma de se aprimorarem, o que os levou até o Vale do Nilo. Alcançaram uma alta produtividade agrícola, exerceram controle populacional, construíram pirâmides, palácios, desenvolveram artesanatos, e disputaram grandes guerras de expansão. Mas, durante esse período o poder estava centralizado nas mãos do Faraó , que se considerava um deus, e portanto, acima dos demais se colocando como detentor único do direito de decisão. Desenvolve- se, portanto, uma sociedade de classes. Surge uma figura encarregada pela educação (escriba ou sacerdote), e o domínio do conhecimento passa a ser o modo de ascender socialmente.
Também digno de nota, é mencionar os gregos antigos, que introduziram os conceitos de cidadania e democracia, além da idéias pedagógicas trazidas por corajosos pensadores, entre eles Sócrates, Platão e Aristóteles. Inicia-se a educação como virtude, pública e de responsabilidade do Estado.
Na idade Média, que durou aproximadamente mil anos (mais ou menos século V e XV), a Educação era basicamente controlada pela Igreja, e havia quase nenhuma mobilidade social.
Mas, com a chegada do