Congresso De Viena 3
RELAÇOES INTERNACIONAIS
NOME: LUCAS MATOS BISCAIA
PROFESSOR: ITAMAR SIEBERT
CONGRESSO DE VIENA
O Congresso de Viena foi uma convenção internacional circunscrita à Europa na qual as potências deste continente buscaram restaurar a situação política anterior à Revolução Francesa. A conferência contou com os representantes da Áustria, Rússia, Prússia, Inglaterra, França, contando ainda com representantes de outras nações européias e alicerçou-se em dois princípios fundamentais:
-Legitimidade - propunha a restauração das dinastias que governavam antes de eclodir a Revolução Francesa. Era a restauração das monarquias.
-Equilíbrio de forças - visava ao restabelecimento das fronteiras, divisão do território europeu e das colônias pelo mundo.
O objetivo era redesenhar o mapa politico do continente europeu após a derrota da França napoleonica; restauraçao da ordem absoluta do antigo regime,virao uma necessidade de salar um tratado para restabelecer a paz e a estabilidade politica.
A Santa Aliança, proposta no Congresso de Viena, pelo czar russo Alexandre I, foi um acordo militar que formaria um exército monarquista que foi construida uma aliança militar formada pelos países participantes do congresso para garantir o restabelecimento da antiga ordem absolutista através do sufocamento do ímpeto liberal originado na Europa através da Revolução Francesa. Esse acordo firmou plena cooperação bélica e militar, caso alguma das nações integrantes tivessem sua hegemonia política ameaçada,Porém, se justificava na idéia de porteção à paz, à justiça e à religião. Participaram desse congresso, Austria (Principe Klemens W. N. Mellernich),Prussia ( Principe Karl A. Hordenberg),Reino unido (Secretario negocios estrangeiros)Russia(Imperador Alexandre I) França(ministro de negocios estrangeiros).
O Congresso de Viena e a Santa Aliança formaram uma tentativa das potências européias de acalmar os ânimos do continente impactados com os desdobramentos da