Congresso De Viena
R: As conquistas napoleônicas haviam modificado a divisão política em quase toda Europa ocidental e central. Em setembro de 1814, após a primeira abdicação de Napoleão, os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena (1814-1815), cujo objetivo básico era restabelecer a antiga divisão política do continente europeu. Os principais países que participaram do Congresso foram: Áustria, representada pelo príncipe Metternich, um dos mais importantes líderes do Congresso; a Inglaterra, representada por Castlereagh; a Rússia, representada pelo Czar Alexandre I; a Prússia, representada por Hardenberg e por Humboldt; e a própria França, representada por Talleyrand.
2-Quais os principais diretrizes firmadas no Congresso de Viena?
R: Entre as principais diretrizes aprovadas pelo Congresso de Viena, destacam-se: Restauração- retorno à situação política europeia em 1792, com o objetivo de restabelecer os domínios territoriais dos governos europeus antes da Revolução Francesa. Legitimidade- devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas monarquias absolutistas. Na França, por exemplo, Luís XVIII, da dinastia de Bourbon, reassumiria o trono. Solidariedade- formação de uma aliança política entre as monarquias europeias tradicionais, com o objetivo de reprimir a onda liberal e democrática deflagrada pela Revolução Francesa e ampliada pelas conquistas napoleônicas.
3-Explique em que consistiu a Santa Aliança e quais eram os seus objetivos.
R: Procurando colocar em prática a política de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, o czar russo Alexandre I propôs, em 1815, a criação da Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Sua base de sustentação estava assentada sobre duas forças tradicionais: o trono e o altar, isto é, a monarquia e a igreja. Os monarcas da Áustria, da Rússia, da Prússia e de outras nações europeias formara, então, essa organização, com o