O congresso de viena
* Uma revolução burguesa ou popular? * Sociedade estamental: as ordens, a hierarquia e os privilégios sociais * O Absolutismo francês: o direito divino dos reis e os filósofos da ilustração. * Uma economia agrária e mercantilista: obstáculos ao desenvolvimento.
Módulo 2 – Da assembleia dos Estados Gerais à Assembleia Legislativa
* Análise da crise econômica às vésperas da revolução. * A Assembleia dos Estados Gerais: normas de funcionamento e propostas ao Terceiro Estado. * A dissolução da Assembleia dos Estados Gerais * A Guarda Nacional * A Assembleia Nacional Constituinte * A queda da Bastilha: Marco da Revolução Francesa * A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão * A abolição dos privilégios feudais * A constituição civil do clero: clero refratário e clero juramentado * O confisco dos bens eclesiásticos: os assignas * Os emigrados e a trama da contrarrevolução.
Módulo 3 – Da Assembleia Legislativa ao Diretório
A Assembleia Legislativa * O Rei é um traidor * A Crise econômica e social * Invasão estrangeira à França: impedir o avanço da Revolução pelo continente europeu. * A revolta camponesa na Vendeia * A primeira coligação antifrancesa: a Inglaterra à Frente
A Convenção Nacional * Os partidos políticos: Girondinos, Jacobinos e Planície * A Primeira República Francesa * Instabilidade e derrotas militares * A República Jacobina: a fase popular-radical da Revolução, derrota da coligação antifrancesa * O golpe do 9 Termidor: a alta burguesia no poder
O Diretório * Instabilidade interna: crise econômica, social e politica. * A Conspiração dos Iguais: uma proposta socialista em Paris no século XVIII * A segunda coligação antifrancesa * O Golpe do 18 Brumário: início da Era Napoleônica.
Módulo 4 – Era Napoleônica
O Consulado * A consolidação da Revolução Francesa – Criação