a VIDA DE NAPOLEÃO BONAPARTE
Com Napoleão de volta ao poder os países aliados reuniram cerca de um milhão de soldados e sob comando do duque Wellington derrotou definitivamente os franceses na Batalha de Waterloo. Preso Napoleão foi mandado em exílio para Santa Helena, uma ilha localizada no Oceano Atlântico onde ficou até a morte, em 1821.
O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre 2 de maio de 1814 e 9 de Junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior, retomar a colonização (como visto na Revolução Liberal do Porto), no caso do Brasil, restaurar os respectivos tronos às famílias reais derrotadas pelas tropas de Napoleão Bonaparte (como a restauração dos Bourbon) e firmar uma aliança entre os burgueses1 2 3 .
Os termos de paz foram estabelecidos com a assinatura do Tratado de Paris (30 de Maio de 1814)4 , em que se estabeleciam as indenizações a pagar pela França aos países vencedores. Mesmo diante do regresso do imperador Napoleão I do exílio, tendo reassumido o poder da França em Março de 1815, as discussões prosseguiram. O Ato Final do Congresso foi assinado nove dias antes da derrota final de Napoleão na batalha de Waterloo em 18 de Junho de 18153 .
Objetivo[editar | editar código-fonte]
O objetivo foi reorganizar as fronteiras europeias, alteradas pelas conquistas de Napoleão, e restaurar a ordem absolutista do Antigo Regime. Após o fim da época napoleônica, que provocou mudanças políticas e econômicas em toda a Europa, os países vencedores (Áustria, Rússia, Prússia e Reino Unido) sentiram a necessidade de selar um tratado para