seminário sobre obras de Paulo Freire
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA-LP/ IV NÍVELPARFOR
ACADÊMICA: KÉLI CRISTINA DA SILVA DOS SANTOS
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS METODOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROFESSORA: MARIA HELENA WESCHENFELDER.
Memória sobre o seminário das obras de Paulo freire.
A leitura de obras diferentes de Paulo Freire de expor citações debater ideias desse autor e também educador foi muito proveitosa. Paulo Freire era um educador a frente de seu tempo, preocupava-se com a educação, queria o fim da educação bancária e lutava por uma educação emancipadora.
Para ele o educando tinha que participar efetivamente do processo de construção do conhecimento, tinha que ter autonomia para procurarem suas respostas e que pudessem perceber que o erro podia ser construtivo no decorrer de sua aprendizagem.
Ao ler A importância do ato de ler pude notar a paixão que este pequeno grande homem tinha pela educação, queria formar pessoas cientes do poder que tinham em mudar a realidade em que se encontravam, pois para ele ¨a educação modela as almas e recria os corações, ela é a alavanca das mudanças sociais.¨( p. 28,2000).
Acreditava que a educação pode transformar a sociedade através dos sujeitos, para ele a educação acontece através do diálogo entre educador e educando através de troca de experiências, dessa forma o educador partia da realidade do educando podendo ir em busca de estratégias para que o processo ou construção do conhecimento fosse significativo e que se concretizasse.
Nesta obra mencionou também que não é somente no ambiente escolar que acontece a aprendizagem, mas no seio familiar, com nossos amigos, ou seja, no ambiente social onde vivemos, pois ¨a leitura do mundo precede a leitura da palavra.¨( p. 11).
Não é a toa que Paulo Freire seja o patrono da nossa educação, pois foi um educador que realmente se preocupou em buscar formas para que o ensino saísse daquela mesmice, ou seja, totalmente mecanizada, sem respeitar o