Paulo freire vida e obra
Paulo Freire
Vida
Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife, 19 de setembro de 1921. Filho de Joaquim Temístocles Freire e de Edeltrudes Neves Freire, irmão de Stela, Armando e Temístocles.
Freire entrou para a Universidade do Recife em 1943, para cursar a Faculdade de Direito, um ano depois casou com Elza Maia Costa de Oliveira. Nunca exercendo a profissão, preferindo trabalhar como professor lecionando língua portuguesa.
Em 1962 Desenvolveu o Metodo de alfabetização Paulo Freire, onde criticou o metodo das cartilhas utilizadas na época, que tinha como método criar frazes repetitivas e forçosas e criou o metodo da cilabação, como incentivo a construção de novas palavras e promovendo a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.
João Goulart vendo a eficiencia do método o convidou para organizar um Capanha Nacional De Alfabetização em 1964. Mas com o Golpe Militar de 64 a mobilização foi reprimida, Paulo Freire foi preso e exilado sendo considerado subversivo. Em 1980 voltou ao Brasil, afiliou-se ao PT e deu cotinuidade a alfabetização de adultos.
Em 1986 sua esposa morreu. Dois anos depois se casou com a Pernambucana Ana Maria Araujo, já conhecida desde a infacia.
Em 1991 foi fundado o instituto Paulo Freire em São Paulo.
02 de maio de 1997 as 06:53 no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Freire morreu de Ataque Cardiaco, devido a complicações numa cirurgia de desosbistruição de arteria.
Principais Obras
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE – Neste livro o autor expõe métodos de alfabetização de adultos de maneira detalhada. Contextualizando historicamente a proposta e seus pre-supostofilosoficos e políticos. Despersos em 4cápitulos e baseado na experiencia que teve em Angico, RN onde alfabetizou 300 cortadores de cana em apenas 45 dias.
PEDAGOGIA DO OPRIMIDO –O livro propõe uma pedagogia como uma nova forma de