Breve Síntese Sobre a Vida e Obra de Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire Nasceu em 19 de setembro de 1921 em Recife- Pernambuco, morreu em 2 de maio de 1997 aos 75 anos no estado de São Paulo. É considerado o patrono da Educação Brasileira, um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, influenciador do movimento pedagogia crítica.
Sua prática pedagógica fundamentava- se no pensamento de que o aluno assimilaria o objeto realizando uma simbiose com a realidade, em contraposição à denominada por Paulo freire, educação bancária, tecnicista e alienante: o aluno seria autor de sua própria educação, desta forma fazendo o seu próprio caminho.
Foi autor da obra: Pedagogia do oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do “vanguardismo” dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com pessoas simples, não apenas como métodos didáticos mas, por ser sido realmente democrático. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira, o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.
O talento como escritor o ajudou a conquistar um amplo público de pedagogos, cientistas sociais, teólogos e militantes políticos, quase sempre ligados a partidos de esquerda.
Em 1946, Paulo Freire foi indicado ao cargo de diretor do Departamento de Educação e Cultura do Serviço Social em Pernambuco, onde iniciou o trabalho com analfabetos pobres.
Nome das obras de Paulo Freire:
Todas as Obras de Paulo Freire:
1959 – Educação e atualidade brasileira. Recife: Universidade Federal do Recife, 139p. (tese de concurso público para a cadeira de História e Filosofia da Educação de Belas Artes de Pernambuco).
1961 – A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 90p.
1963 – l Alfabetização e conscientização.