Vida e Obra de Paulo Freire
O presente trabalho que tem como tema vida e obra de Paulo Freire é um trabalho bastante sugestivo a que diz respeito a área Teoria de Educação, Paulo Freire foi considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica, em 13 de Abril de 2012 foi sancionada a lei que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
Vida e obra de Paulo Freire
Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de Setembro de 1921 — São Paulo, 2 de Maio de 1997) foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira e teve cinco filhos.
A sua prática didáctica fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objecto de estudo fazendo uso de uma prática dialéctica com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.
Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialéctico, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.
Foi o brasileiro mais homenageado da história: ganhou 41 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.
A Pedagogia da Libertação
Painel Paulo Freire no CEFORTEPE - Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional da Secretaria Municipal de Educação de