Conformação mecanica
AÇOS TRIP
Aços TRIP são aqueles que adquirem maior plasticidade mediante a ocorrência de transformação de fase induzida geralmente por deformação plástica. No caso, a sigla TRIP em inglês significa “Transformation Induced Plasticity”. Do ponto de vista microestrutural, estes aços, inicialmente austeníticos, apresentam composição química que permite a transformação desta austenita em martensita através da deformação, resultando em resistência mecânica mais elevada e, simultaneamente, maior ductilidade, devido ao aumento do coeficiente (taxa) de encruamento, associada a este tipo de transformação, uma vez que o aumento da taxa de encruamento (n) resulta em maior deformação plástica uniforme, ou seja, o material é capaz de se deformar em maior grau antes da estricção (“empescoçamento”), e assim deforma-se mais antes de fraturar.
Os aços TRIP são aços multifásicos de baixa liga e alta resistência, susceptíveis a endurecimento por transformação martensítica, induzida por deformação, a partir de austenita retida. A elevada resistência destes aços provém do efeito conjunto de uma microestrutura multifásica - constituída por ferrita, bainita martensita e austenita retida, produto de um ciclo de tratamento descontinuo com um tamanho de grão fino produto de múltiplos ciclos de laminação e recristalização e de varias seqüências de transformações de fase. A sua principal aplicação encontra-se na fabricação de reforços laterais para estruturas de automóveis. A proporção adequada de microconstituintes é obtida realizando um ciclo de tratamento térmico de decomposição de austenita que passa sequencialmente pelos campos ferrítico, bainítico e martensítico.
(Fonte - http://www.infomet.com.br)
QUAL A DIFERENÇA ENTRE AÇO DOCE, BRANCO E CINZENTO?
Ferro fundido cinzento
Entre os ferros fundidos, o cinzento é o mais comum, devido às suas características como baixo custo (em geral é fabricado a partir de sucata); elevada usinabilidade, devida à presença