Conformação mecanica
PROCESSO FABRICAÇÃO DE LATAS
BM
Sumário
INTRODUÇÃO 3
FUNÇÃO DO SISTEMA 4
PAINEL DE OPERAÇÃO DA BM 7
PROCEDIMENTO DE OPERAÇÃO 12
LOCALIZAÇÃO DE FALHAS 16
FALHAS MECÂNICAS COMUNS 18
PESQUISA DE DEFEITOS EM LATA 19
EXEMPLOS DE DEFEITOS EM LATA 20
CONFORMAÇÃO DE LATAS 23
MANUTENÇÃO E AJUSTE 25
INTRODUÇÃO
A Canmaker 5500 é uma prensa de dupla ação, resistente ao desgaste e integrada com uma unidade de corte giratória com 4 cabeças (Trimmer). Ela foi projetada e construída para fabricar corpos individuais de lata cortados a partir de copos pré-estampados, mantendo tolerâncias extremamente próximas por um longo tempo de produção.
O ciclo básico operacional da máquina consiste no avanço e retorno do pistão (eixo ram), quando ele estampa o copo através de ferramentas para formar o corpo de lata não cortado.
O mecanismo de alimentação de copos giratório posiciona um copo pré-estampado no porta-copo, e o movimento inicial do pistão alternativo para frente força o copo na matriz de re-estampagem, reduzindo seu diâmetro interno.
À medida que o pistão continua seu curso, o copo é estampado progressivamente em três matrizes de estiramento (die) para reduzir a espessura da parede, comprimindo-a entre o diâmetro externo do punção do pistão e o diâmetro interno dos anéis da matriz para obter a medida apropriada e o comprimento desejado do corpo de lata antes do corte.
No fim do curso do pistão, o corpo da lata é forçado contra uma matriz esférica para formar a base.
Os corpos de lata estirados são removidos do punção pelos retentores segmentados acionados por mola e pelo mecanismo auxiliar de separação pneumática,(blow off) à medida que o pistão começa o curso de retorno.
Os corpos de lata completos, mas sem corte, são coletados por uma torre de descarga que os conduz até o transportador de interconexão para processamento na unidade de corte.
Na unidade de