CONFLITOS
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO 401
CONFLITO
Aline Pereira
Blumenau (SC)
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 01
DESENVOLVIMENTO 02
1. Conceito 02
2. Origem dos conflitos 02
3. Conflitos profissionais 02
4. Como gerir/administrar conflitos 03
5. Curiosidades sobre conflitos 04
CONCLUSÃO 05
REFERÊNCIAS 06
INTRODUÇÃO
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
É possível pensar in˙meras alternativas para indivíduos e grupos lidarem com os conflitos. Estes podem ser ignorados ou abafados, ou sanados e transformados num elemento auxiliar na evolução de uma sociedade ou organização.
Se observarmos a história, até há pouco tempo a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência.
DESENVOLVIMENTO
1. Conceito
O termo conflito define o conjunto de duas ou mais hipotéticas situações que são exclusivas, isto é, que não podem ter lugar em simultânea (por serem incompatíveis). É a oposição de interesses, sentimentos, idéias. Luta, disputa, desentendimento. Briga, confusão, tumulto, desordem.
Para o Alemão Ralf Dahrendorf, o conflito é um facto social universal e necessário, que se resolve com a mudança social. Karl Marx, pela parte que lhe toca, era da opinião que o conflito tinha a sua origem na dialéctica do materialismo e na luta de classes.
2. Origem dos Conflitos
Há várias teorias tentando explicar o que é conflito e suas origens. Há sempre a necessidade de pelo menos duas pessoas, mas pode haver mais de duas pessoas em conflito. Na teoria da administração, hoje, enxerga-se conflito como algo benéfico.
O conflito pode ter origem em uma destas 3 dimensões:
Percepção: quando você percebe que suas necessidades,