Conflitos
Ucrânia x Rússia
Geografia - Deise
Jasmine Máximo - 2 D, n 11
Para entender todos os recentes conflitos entre Rússia e Ucrânia devemos lembrar que a Ucrânia é dividida, etnicamente e culturalmente falando; a população do leste do país, perto da fronteira russa, tem maioria russa, é influenciada pela cultura russa, fala russo e tende a ser pró-Moscou. Já a população da região central e oeste são de origem ucraniana, fala ucraniano e, desde que o país se tornou independente em 1991 com o fim da União Soviética, quer fazer parte da União Europeia.
Os conflitos na Ucrânia que ocupam os noticiários recentemente são o resultado de uma divisão interna histórica no país acirrada pelo abandono de um acordo de associação á União Europeia e de manutenção das tradicionais relações com a Rússia. A desistência do governo em se aliar à UE levou milhares de pessoas às ruas. As manifestações foram reprimidas pelo Estado com violência e o número de mortos aumenta a cada dia.
A exemplo de outros conflitos que vem ocorrendo no mundo, a Ucrânia está passando por uma crise interna e, ao mesmo tempo, desperta o interesse das grandes potências, como Rússia, Estados Unidos e União Europeia (UE), para definir seu futuro: ingressar na União Europeia ou continuar aliada à Rússia?
Cerca de 80% das exportações russas de gás para a Europa passam pela Ucrânia, e a Europa importa da Rússia cerca de um terço do gás que consome.
Os gasodutos mais importantes são aqueles que levam à Eslováquia e, depois, à Alemanha, à Áustria e à Itália, e existe a preocupação de que uma guerra atrapalhe o abastecimento.
No fim de fevereiro, governo e oposição assinaram um acordo de paz que, no entanto, não duraram 24 horas. Yanukovych deixou o país, e um