vulcanismo e tectonismo
TECTONISMO:
O termo "Tectonismo" remete à Tectônica de Placas, que é a interação de uma série de placas que recobrem a superfície da Terra. Elas se ajustam umas às outras como peças de um quebra-cabeça. As principais são: a Norte-Americana, a Eurasiana, a Indo-Australiana, a Antártica, a Sul-americana, a Africana e a do Pacífico. As placas se deslocam por causa da atividade interna da Terra, que provoca o fenômeno da convecção, pelo qual a matéria mais fria tende a descer, enquanto a mais quente tende a subir. Os movimentos verticais da matéria (no caso, o magma) provocam o deslocamento das placas sobre o manto (atmosfera).
VULCANISMO
Vulcanismo é o estudo de todo tipo de manifestação interna da geosfera, que, como resultado das altas temperaturas e pressões internas, provoca o afloramento de material magmático. Os vulcões encontram-se distribuídos em todo o globo, coincidindo com áreas orogênicas, sendo, portanto decorrência de movimentos tectônicos. Cerca de 75% dos vulcões ativos localizam-se ao longo do litoral do oceano Pacífico, o chamado “anel de fogo do Pacífico”, e 12% ocorrem na Dorsal meso-atlântica, principalmente na região da Islândia, Açores e Canárias. Outras áreas de vulcanismo
Consequências do Vulcanismo
A erupção de um vulcão é considerada uma grave Catástrofe Natural, por vezes, de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis, e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, fazem com que se desvalorize os imóveis perto dos vulcões, prejudicam o turismo, e destroem zonas históricas em reconstrução, e também provocam bastantes mortes. No nosso Planeta, os vulcões têm tendência a formar-se junto das margens das placas continentais (existem também exceções, quando, como por exemplo, os vulcões se formam em zonas chamadas de ‘hot-spots’ - Pontos Quentes).
Dano causado pelo Vulcanismo: