Relatório de Analise de Solo
Relatório de Química Ambiental
ANÁLISE DE SOLO
Data da Experiência: 10/Abril/2014
Orientador: Leda Amado
Alessandra Policarpo nº 01
Samantha Belamarques nº 35
Samara Domingos nº 36
São Paulo, SP 2014.
INTRODUÇÃO:
A análise de solo é o método mais antigo e tradicionalmente usado para a avaliação da fertilidade do solo e, através dela, fazer recomendações de adubação. Estima-se que a prática da análise de solo tenha quase um século. A análise de solo se desenvolveu muito neste intervalo e hoje em dia são utilizados métodos e aparelhagem que garantem uma boa reprodutibilidade. Através da análise de solo podem-se determinar, qual ou quais elementos se encontram em quantidades insuficientes disponíveis, e a partir daí estimar a dose que deve ser fornecido. Serve também, para determinar a quantidade de calcário usada na correção da acidez.
OBJETIVO:
Verificar o pH do solo coletado na ETEC.
MATERIAIS E REAGENTES:
Os materiais e reagentes utilizados durante a realização do experimento foram:
Béquers de 50 mL e 250mL, baqueta, pisseta, pipeta pasteur , tubo de ensaio, fita de pH, água, solução aquosa do chá de repolho roxo.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL:
Antes do início da análise prepara-se o indicador de pH a base do repolho roxo e as amostras que serão utilizadas como padrão para comparação (preparadas misturando o indicador com ácidos e bases conhecidos).
Coleta-se uma amostra de solo em um béquer de 250 ml. Em seguida adiciona-se agua à amostra de solo misturando até que se torne uma solução homogenia. Esperamos até que ocorra a decantação e após cerca de duas horas é possível visualizar a divisão entre o corpo de fundo e o sobrenadante. Coleta-se uma amostra do sobrenadante utilizando a pipeta Pasteur, que é colocada em um tubo de ensaio. No tubo de ensaio contendo o sobrenadante, adiciona-se a solução aquosa do chá de repolho roxo e observa-se a coloração da