conflitos
Angola possui 18 províncias, umas das quais é a do Kuando Kubango, através da qual faz fronteira a Sul com a Namíbia, sendo constituída por 9 municípios, um dos quais o Cuito CuanavaIe origem do nome deve-se aos rios Cuito e Cuanavale que confluem na região. Foi precisamente nesta região do país que decorreu o maior confronto militar- que ficou conhecido como a batalha do Cuíto Cuanavale no período entre 15 de Novembro de 1987 e 23 de Março de 1988, sendo esta última data um marco. Seja como for, apesar do derradeiro confronto ter tido lugar a 23 de Março de 1988, os antecedentes e as implicações internacionais da batalha do Cuito Cuanavale remontam a partir do momento em que o país permanecia ainda sob o jugo colonial português. Com efeito, foi neste clima de que se estabeleceram e fortaleceram alianças estratégicas de prossecução de interesses comuns entre os aliados e de manutenção de influência ideológica entre o liberalismo e o socialismo, para além de interesses racistas de um regime minoritário da África do Sul, dando azo a uma dimensão internacional do conflito civil angolano. Acto contínuo, foi também neste mesmo período com as mesmas alianças que teve lugar a derradeira batalha entre as SADF as FALA contra as FAPLA e as FARDC, considerada como a maior batalha de forças regulares do século XX em África no período pós II a Guerra Mundial, Mutombo (2006).
Trata se de um tema importante e actual (se tivermos em conta que foi o desfecho desta batalha que levou a região Austral da África distenção política e militar que assolou a zona durante muito tempo e no contexto da guerra fria.
Assim o objecto de estudo do presente trabalho é o Conflito. Tendo como objectivo geral, analisar. O objectivo geral; Analisar o contexto da tropa cubana no conflito do Kuito Kuanavale; Os objectivos específicos conhecer as causas da presença cubana em Angola; Reconhecer a importancia da interveção das tropas Cubanas em Angola caso Cuíto Cuanavale. A problemática