Principais ideias de Jonh Locke
O filósofo inglês era grande defensor da propriedade particular, fruto do trabalho de nossas mãos. Como Rousseau e Hobbes, Locke é um contratualista. O cidadão poderá usar a violência para defender seus direitos, mas a melhor solução é conceder esse poder a uma instituição fundada pelos homens, evitando,assim, guerras privadas.
Locke era inimigo da doutrina católica que defendia que o poder da autoridade civil vem de Deus. O poder deve ser separado entre o legislativo, o executivo e o judiciário, sendo que o legislativo tem a primazia. O poder vem do povo, que pode fazer uma revolução se o poder estabelecido violar às regras do contrato. A separação da igreja do Estado é fundamental, e a tolerância deve ser a regra. Suas ideias foram a grande inspiração para os criadores da constituição americana.
Demostrar que o poder politico é o direito de fazer leis e preservar a propriedade privada.
John Locke foi um importante filósofo inglês. É considerado um dos líderes da doutrina filosófica conhecida como empirismo e um dos ideólogos do liberalismo e do iluminismo. Nasceu em 29 de agosto de 1632 na cidade inglesa de Wrington.
Locke teve uma vida voltada para o pensamento político e desenvolvimento intelectual. Estudou Filosofia, Medicina e Ciências Naturais na Universidade de Oxford, uma das mais conceituadas instituições de ensino superior da Inglaterra. Foi também professor desta Universidade, onde lecionou grego, filosofia e retórica. No ano de 1683, após a Revolução Gloriosa na Inglaterra, foi morar na Holanda, retornando para a Inglaterra somente em 1688, após o