BJJS
Mateus 25:1-13
Introdução:
Os barulhos em geral são todos desagradáveis, mas para mim tem um que é simplesmente insuportável: o barulho de uma lata vazia. Quer quando cai, quer quando na mão de uma criança... Não conheço barulho mais ruidoso.
Hoje mesmo vi até uma pegadinha na televisão em que os atores usavam quatro latas vazias, iam devagarzinho atrás de algumas pessoas na rua e atiravam aquelas latas para cima. Elas caíam no chão fazendo o barulho característico e as pessoas levavam um baita susto!
William Shakespeare dizia: "Os vasos vazios são os que fazem mais barulho".
Aqui neste texto eu vejo um punhado de latinhas vazias...
Trata-se de uma das muitas parábolas contadas por Jesus, mas que tem muito a nos ensinar individualmente e como igreja, deixando clara a necessidade de estarmos constantemente cheios do Espírito Santo, para não sermos pessoas parecidas com latas vazias, produtoras de desordem, de tumulto e coisas assim.
Vamos estudar essa parábola aplicando-a a nossa própria vida como crente e como parte da igreja do Senhor, que somos.
Sim, nós sozinhos não somos a igreja do Senhor (a igreja de Jesus inclui não apenas nós, mas também a Assembléia de Deus, a Presbiteriana, a Pentecostal Nova Vida, a do Brasil Para Cristo...) somos diferentes uns dos outros na maneira de ser igreja, na placa denominacional, mas porque todos temos Jesus como Salvador, todos somos da Igreja do Senhor. Amém?
1) QUAL ERA A SITUAÇÃO DAS MOÇAS?
Observamos semelhanças entre elas que nos ensinam o seguinte, primeiro:
1- Que você é parte da noiva do Senhor
Todas eram noivas! O v.1 diz que as dez pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.
O “noivo” representa Jesus e as dez virgens, ou noivas, representam a igreja – que, neste tempo, está aguardando a chegada do noivo!
Todos aqueles que tiveram um encontro genuíno com Jesus, fazem parte da noiva do Senhor, que é a igreja, e aguardam o grande dia da festa, como