Conflitos
Matéria de Ensino:
GESTÃO DE CONFLITOS SINDICAIS
Prof. Laura Colares Aluna: Fabiana Leite
RESUMO
O relatório em questão trata-se de uma Palestra dada no dia 23/04/2014 na Faculdade de Administração de Negócios de Sergipe-Fanese, Palestra essa, dada pelo Professor João Alberto Santos de Oliveira presidente do ISAM Instituto Sergipano de Arbitragem e Mediação.
O assunto abordado será sobre conceito e definições sobre mediação, conciliação e Arbitragem. O Palestrante definiu que mediação, conciliação e arbitragem são os meios técnicos para solucionar conflitos, fora do poder judiciário.
Segundo (ROBBINS, Stephen P.) “Um mediador é um terceiro neutro que facilita uma solução negociada por meio do emprego da razão e da persuasão, da sugestão de alternativas e assim por diante. Os mediadores são muito utilizados em negociações trabalhistas e disputas jurídicas civis.”
Para o professor mediação é uma negociação assistida, onde duas pessoas estão em conflitos, onde elas não conseguem se entender e nem conseguem chegar a um entendimento. Com isso elas elegem um terceiro o mediador, o mediador através das ferramentas ele ajudara as partes envolvidas para que elas se entendam. Ferramentas estas, a escuta ática é uma das importantes ferramentas usada pelo mediador onde ele tem saber ouvir e ter a percepção dos comportamentos dos envolvidos na negociação, outras ferramentas Perguntas Fechadas, onde se está presente é onde sua resposta é sim ou não, Perguntas abertas, esta ferramenta permiti a pessoa desenvolver o todo tempo, o que aconteceu, o que se passou no ambiente, o porquê da pessoa está na mediação e etc.
Ainda, nessa abordagem sobre o mediador, foi citado sobre a função do mediador que é promover o respeito entre ambas as partes, Investiga os reais interesses e desejos dos mediados e etc.
Ele deixa claro que o mediador não da