Graduada
O QUE É PASSIVAÇÃO
De acordo com a ASTM (American Society for Testing and Materials), “passivação é o processo pelo qual o aço inoxidável formará espontaneamente uma superfície quimicamente inativa, quando exposto ao ar ou a outro meio contendo oxigênio, este filme se formará espontaneamente em um meio contendo oxigênio, desde que a superfície tenha sido completamente limpa e desincrustada”.
Ainda de acordo com a ASTM, “Passivação é a remoção de ferro oxigenado ou compostos de ferro da superfície de aço inoxidável por meio de uma dissolução química, tipicamente pelo tratamento com uma solução ácida que irá remover a contaminação da superfície”.
O Processo de Passivação deve ocorrer em duas Fases:
1. Desengraxe: Remoção de resíduos orgânicos, óleos e graxas;
2. Passivação: Criação da camada passiva na superfície do aço inoxidável. Para a etapa Desengraxe recomenda-se a utilização de um produto alcalino com sequestrantes e inibidores de incrustação, o DIVOSTAR que contém em sua composição, Hidróxido de Sódio, Gluconato de Sódio e Inibidor de Incrustação. Para garantir a eficiência da etapa alcalina, deve operar em aplicações com água branda (até 50 ppm de CaCO3), concentrações maiores de CaCO3 irão demandar maior quantidade de produto.
Para a etapa Passivante a recomendação é a utilização de um produto a base de ácido nítrico com inibidores de liberação de vapor (Segurança), o PASCAL. As etapas do processo de passivação estão descritas na tabela 1. Para este processo proposto foi considerada a manutenção das condições padrões de CIP (Vazão, pressão, e temperatura);
Para este processo proposto foi considerada a manutenção das condições padrões de CIP (Vazão, pressão, e temperatura);
O processo de passivação pode ser realizado a temperatura ambiente conforme Tabela 1 ou com aquecimento das soluções, conforme Tabela 2. A definição do procedimento a ser seguido deve ser realizada avaliando-se a possibilidade ou não de se aquecer e