Conflitos
Data: 20.10.13
Turma: Administração, 1º semestre.
Conflitos
O que é conflito? Situação que revela desentendimento, confronto de opiniões entre duas ou mais pessoas, situação essa que tende não ser necessariamente negativa. Muitos líderes cometem o erro de usar a mesma estratégia de gestão de conflitos para todos os tipos de conflito. Na verdade, existem três tipos de conflitos, cada um exigindo uma abordagem diferente:
Conflito de emoção: Conflitos muitas vezes envolvem tanto o físico quanto o emocional. Quando as emoções são elevadas, ou seja, raiva, medo, desconfiança, autodefesa, é quase impossível usar uma abordagem de resolução de problemas racional. Quando as emoções são elevadas, a adrenalina flui mais rápido, e o sangue e o oxigênio são desviados de nossos cérebros. Esta resposta física é excelente para se preparar para uma briga de bar – mas é uma péssima maneira de resolver um problema. No entanto, este é exatamente o erro que muitos (homens, em particular) cometem ao tentar usar a abordagem de “vamos resolver o problema” para um conflito de emoções. Quando isso não funciona, eles então se sentem frustrados e irritados com a “falta de cooperação” e falta de vontade de “acalmar” da outra parte. Ao invés de saltar direito para a resolução de problemas, uma abordagem melhor é usar habilidades de escuta ativa para lidar com as emoções em primeiro lugar. A escuta ativa significa parafrasear, fazer perguntas e procurar compreender o que as pessoas estão dizendo (o físico) e como eles estão se sentindo (a emoção). Na verdade, há momentos em que isso é tudo que alguém precisa de outra pessoa, apenas ser ouvido também. Mas se há um problema a ser resolvido, lidar com as emoções prepara primeiro o cenário para a resolução de problemas.
Conflito de necessidades: Conflitos muitas vezes envolvem tanto o físico quanto o emocional. Quando as emoções são elevadas, ou seja, raiva,