Conflitos
Publicado em 18/05/2009 por GeoBet@
“Os conflitos no centro e leste da Europa estão relacionados aos fim dos governos socialistas de cunho centralizador e autoritário, os quais foram implantados em diversos países dessa região após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, a história da diversidade e dos conflitos étnicos na região é antiga. Ela resulta da expansão dos impérios Russo, Otomano e Austro-Húngaro, e da decomposição desses últimos entre o final do século XIX e as duas primeiras décadas do século XX.
Esses impérios controlaram diversas nações – praticamente as mesmas que foram submetidas aos regimes comunistas do pós-guerra – e foram responsáveis pela instabilidade nas fronteiras dessa região européia.
Os conflitos nacionalistas também estão relacionados, muitas vezes, à falta de perspectivas de melhoria das condições de vida da população mais atingida pelas más condições sócio-econômicas de determinado país. Soma-se, a tudo isso, o sentimento nacionalista – a vontade de ver os símbolos da nação não mais submetidos a outro poder. Esse sentimento, apesar de ser um elemento aglutinador, de criar laços de solidariedade, pode ser facilmente manipulado por líderes inescrupulosos.”
A religião na Europa possui uma história rica e diversa e as suas várias fés tiveram uma grande influência na arte europeia, cultura, filosofia e lei. A maior religião da Europa é o Religião na Europa
.
cristianismo enquanto que outras religiões, como por exemplo o Islã, hinduísmo, budismo e judaísmo, existem com menor número de adeptos. A Europa é, na maior parte, uma região secular com um grande número e proporção de irreligiosos, agnósticos, e ateus na população do Mundo Ocidental, com um número particularmente elevado de povos não-religiosos na República Tcheca, Estônia e Suécia.
Afiliações religiosas predominantes na Europa Central, em 1901.
Pouco se sabe sobre a religião pré-histórica na Europa Mesolítica. A religião da