Conflitos e negociações nas organizações
Trabalho
Conflitos e Negociações nas Organizações
INTRODUÇÃO
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.
Historicamente, até pouco tempo, a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência. Alguns profissionais vêem o conflito de forma negativa, como resultante da ação e do comportamento de pessoas indesejáveis, associado à agressividade, ao confronto físico e verbal e a sentimentos negativos, os quais são considerados prejudiciais ao bom relacionamento entre as pessoas e, conseqüentemente, ao bom funcionamento das organizações.
O Conceito do conflito é uma situação envolveldo duas ou mais pessoas que trabalham numa mesma organização e possuem diferenças de crenças, valores, ou objetivos que influenciam em sua habilidade de trabalhar juntas ou afetam seu ambiente de trabalho.
Na visão tradicional
O conflito é uma opção, utilizada por pessoas que não possuem a arte da negociação. Essas pessoas são aquelas que têm dificuldades em se relacionar.
A negociação esta presente em todos os relacionamentos, é preciso saber negociar para continuar a ter bons relacionamentos, e isso não quer dizer sempre levar vantagem sobre o oponente em uma negociação, uma boa negociação é aquela que as duas partes saem satisfeitas.
Segundo John A. Wagner, conflito é um processo de oposição que pode ocorrer entre indivíduos ou grupos nas organizações, quando as partes exercem poder na busca de metas ou objetivos valorizados e obstruem o progresso de uma ou mais metas.
OBJETIVOS
Buscar fundamentação teórica acerca do tema, a fim de obter maiores informações sobre o mesmo;
Procurar dados e informações que caracterizem o conflito e negociação;
CONFLITO NAS ORGANIZAÇÕES
Ocorre