Trabalho de geologia
Unidades litodêmicas são massas rochosas caracterizadas por rochas distintas associadas, tais como corpos intrusivos, zonas tectonizadas com deformações e/ou metamorfismos típicos, e que pode ser delimitada e estratigraficamente mapeada por essas suas características próprias. Podem apresentar tipos de contatos diversos como intrusivos ígneos ou halocinéticos, sedimentares, tectônicos, metamórficos, extrusivos na dependência da sua caracterização como unidade litodêmica.
O Domínio dos Complexos Metamórficos do Arqueano e Proterozóico Inferior está relacionado aos Domos Gnáissicos e a Faixa Orogênica Tocantins-Araguaia, descritos por OLIVATTI & ARAÚJO (1994). Os referidos domos são constituidos por rochas gnáissicas e migmatíticas arqueanas do Complexo Colméia e gnáissicas graníticas proterozóicas do Gnaisse Cantão. Tais estruturas ocorrem no centro-sul da Folha Araguaína, formando um “colar orientado na direção NS”, expandindo-se em direção a área mapeada na Folha Conceição do Araguaia, contígua ao Sul.
Como se sabe, suíte é a junção de dois litodemas compostos de rochas de mesma origem. No Tocantins, encontra-se a suíte de Ipueiras, localizada no centro do estado, a 120 km da capital. A mesma possui plútons graníticos de biotita granitos a leuco-granitos.
Complexo é definido como a união de dois litodemas de rochas de origem diferentes. A maioria dos complexos do estado do Tocantins está localizada no sul do estado. Entretanto, há manchas de ocorrência no extremo norte do estado (Itaporã do Tocantins, Colméia e próximo a Xambioá) e nos arredores da Capital, Palmas, é possível encontrar rochas de diferentes complexos.
O Complexo Goiano é caracterizado pelo elevado grau metamórfico, possui gnaisses variados, migmatitos, granodioritos, tonalitos, quartzitos micáceos, intercalados a anfibolitos, granada-piroxenito granulitos.
O Complexo Colmeia e Porto Nacional