Agricultura
AGRICULTURA DE JARDINAGEM – este tipo predomina em especial no sul e sudeste asiático, sendo propício o seu desenvolvimento em meio a solos inundáveis, onde anualmente sua fertilidade é renovada através das monções, longos períodos de chuvas torrenciais e abundantes que ocorrem no verão. A paisagem gerada por este tipo de agricultura é a característico cenário de “terraços”, camadas sulcadas pela atividade do agricultor ao longo de encostas férteis de morros, que permitem reduzir a erosão e facilitam a absorção da água pelo solo em uma maior quantidade.
AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA – produção de alimentos pelas próprias famílias ocupantes de determinada área, para uso exclusivo de sua produção, provendo desse modo seu sustento. É caracterizada pela baixa produção e utilização de recursos técnicos pouco desenvolvidos, sendo basicamente empregados instrumentos tradicionais como a enxada, a foice ou o arado, e os produtos são invariavelmente, milho, mandioca, batata, feijão, arroz e hortaliças. Além disso, o costume é trocar os excedentes por outros produtos que não são produzidos naquele terreno em particular.
TERRACEAMENTO – é uma técnica agrícola utilizada em terrenos muito inclinados, desenvolvida ao longo das curvas de nível. Comuns em algumas regiões do sul da Ásia, esse modelo consiste na construção de estreitos terraços nivelados, normalmente irrigados por água de uma nascente na encosta susã. Demandam muita mão de obra e aceitam pouca mecanização, sendo utilizados principalmente na produção de arroz.
PLANTATION: é um sistema agrícola baseado na monocultura, exportação e exploração. Tal sistema ficou bastante conhecido na época do imperialismo