conflitos laborais
Caetano e Vale (2007), define o conflito como um processo no qual um esforço é propositadamente desenvolvido por A no sentido de eliminar os esforços de Bpara alcançaram determinando objectivos, através de alguma forma de bloqueio que resulta na frustação de B.
Caetano e Vale difinem conflitos laborais como uma divergência de interesses percebida entre colaboradores ou entre colaboradores e a empregadora, ou crença de que as aspirações actuais das partes não podem ser alcançadosem sim.
Tipos de conflitos laborais sesundo Chavenato
Conflito interpessoal: ocorre quando existem divergência entre duas ou mais pessoas. Pode surgir, por exemplo, entre um superior ou um subordinado. Pode ocorrer devido a diferenças indivíduais limitação de recursos ediferenciação de papeis. As diferenças de personalidade, presente nos valores, crenças, atitudes, idade e experiência podem causar situações inevitáveisde conflitos.
Conflitos grupais: envolvem situações de tensão que ocorre entre os membros de um determinado grupo, pou entre grupos distintos, causadas por diferenças entre sistemas de valor e atitudes ou por divergências de opinião relativamente a objectos , tarefas ou procedimento. Ocorre quando as opiniões entre os grupos da organização são diferentes. Por exemplo, divergência entre a equipa do marking e a equipe da comunicação. Este tipo de conflito surge devido a compentição por recursos ou pelos diferentes tipos administrativos necessários para a eficácia de cada departamento.
Conflitos organizacional: ocorre entr duas ou mais organizacões, devino a problemas de concorrências ou rivalidade. Segundo a economia de mercado cada empresa procura produzir com o objectivo de alcançar o lucro. Existe uma compitição entre as organizações que geram conflitos. Quando as pessoas trabalham na mesma organização diariamente é como que surjam diferentes pontos de vista sobre diversas questões laborais. É comu as pessoas descordarem sobre as politicasda