Conflitos laborais
Nos dias atuais, temos acompanhado através dos órgãos de comunicação social, através de pessoas singulares entre outras fontes casos de Conflitos Laborais em todo país, muitos dos quais manifestados em forma de greves e até mesmo manifestações.
A província do Namibe em particular o seu município sede a “cidade do Namibe” não foge a esta triste realidade, que arrisco-me mesmo a considerá-la como um dos maiores problemas desta sociedade.
Com o presente trabalho pretendo identificar qual a razão do registo de tantos casos de conflitos laborais, ilustrar o impacto que exerce sobre as organizações em especial as empresas, qual o papel do gestor face a esses conflitos e como o gestor pode afastar este problema da empresa que dirige.
É um tema de grande importância para as empresas em particular e sociedade em geral pois que tem grande impacto sobre a lucratividade da empresa e sobre o índice de desemprego nesta província respectivamente. Uma empresa mergulhada em conflitos laborais, pode influenciar negativamente o Clima de Trabalho, e uma empresa com um mau clima de trabalho produz cada vez menos, sendo que influencia diretamente na produtividade individual de cada trabalhador e por sua vez na produtividade da empresa em geral, fazendo com que a sua lucratividade caia em prejuízo. Com registos constantes de prejuízo a empresa vê-se obrigada a reduzir o pessoal afetando o índice de desemprego na nossa sociedade.
Mesmo com o registo de vários casos, cada vez mais dão entrada de novos casos de conflitos laborais nas instituições do estado ligadas ao assunto, por isso, notasse que mitos gestores de empresas não estão preparados para fazer face aos conflitos laborais e ou não dão muita importância ao assunto.
1 - O PROBLEMA
1.1 - COLOCAÇÃO DO PROBLEMA
O conflito é considerado um fenómeno universal. Numa relação entre pessoas há sempre conflitos, por isso no ambiente das empresas não foge a regra, uma vez que nele encontramos