Conflito
Conflitos se manifestam no desenvolvimento ativo em que as partes envolvidas reciprocamente se envolvem.
A diferenciação e dependência que acontecem entre estas partes, criam circunstancias que tornam possível a existência de conflitos.
O comportamento de conflito produz uma reação normal constituída de três fases:
• Espera – Essência do conflito. Pode ser rápida até encontrar a ação a ser tomada, ou então demorar até descobrir esta ação.
• Tensão – Quando há demora em encontrar a ação a ser tomada, pode haver tensão, ansiedade e sentimento de frustração.
• Resolução – A resolução do conflito, o encontro de uma solução e consequentemente ocorre diminuição da tensão adquirida.
Porém a solução de conflitos também pode ocorrer por meio de processos, conjunto de atividades realizadas na intenção de gerar algum resultado:
• Fuga ou evitação: Forma de fugir dos problemas que o conflito pode gerar. Em situações de conflitos pessoais, a pessoa pode reprimir-los, porém os outros conflitos, como por exemplo, os conflitos organizacionais pode fazer com que a pessoa evite as demais, e se afaste.
• Impasse: Quando o conflito gera um bloqueio. Um estado negativo que nenhuma das pessoas envolvidas chega a uma decisão. Não existe maneira de se considerar uma decisão.
• Ganhar/Perder: Ocorre quando há um enfrentamento direto, quando uma parte ganha e a outra perde. Um conflito frontal de interesses, onde um é vencedor e o outro derrotado.
• Conciliação: Para evitar esta colisão frontal, ocorre a conciliação, um acordo onde a vitória e a derrota serão parciais, todas as partes terão perdas e ganhos. A conciliação pode gerar dois resultados ganhar/ganhar e perder/perder.
Na resolução ganhar/ganhar, as duas partes se dão bem na conciliação. Localizando soluções para os problemas gerados e assim atingindo os objetivos. Sempre as duas partes saem ganhando alguma coisa, porém esta vitória é apenas