conflito com a lei
Adolescência Nesse período ocorre o pensamento “mágico” (fantasia do poder absoluto, onipotência), quando o adolescente se engaja no principal desejo de reconhecimento social. Ocorrem atuações sociais, podendo chegar a transgressões que desencadeiam dificuldades e problemas como o abuso de drogas, a gravidez prematura, a contaminação pelas DSTs, chegando até a prática de atos infracionais. Adolescentes em conflito com a lei Com referência aos jovens em conflito com a lei,caracterizam-se como um grupo particular de adolescentes que dão entrada no Sistema de Justiça e nas instituições públicas de atendimento social e estariam inseridos no mundo da delinqüência juvenil.
Adolescentes em conflito com a lei O ato infracional não pode ser entendido exclusivamente como resultado de uma ação individual ou problema do adolescente. Quanto mais a sociedades se organiza de forma violenta e repressiva, mais provável será a produção de respostas sociais e individuais de caráter violento. Quanto mais se cria espaço de diálogo para resolução de conflitos, menos chances haverá de eclosão de situações violentas.
5. Vários fatores sociais levam ao envolvimento de jovens no mundo da criminalidade. A ausência de perspectivas educacionais, inserção no mundo do trabalho, a extrema carência afetiva e material são algumas variáveis. -
6. - Um dos princípios que rege toda a interpretação do ECA é considerar o adolescente como pessoa em desenvolvimento, o que remete à idéia de que não se trata de um ser humano completo, que se encontra em formação.
7. Adolescentes em conflito com a lei Com referencia aos jovens em conflito com a lei, caracterizam-se como um grupo particular de adolescentes que dão entrada no Sistema de Justiça e nas instituições públicas de atendimento social e estariam inseridos no mundo da delinqüência juvenil.
8. Doutrina da situação irregular Crianças e adolescentes são vistos como objetos de intervenção por parte dos adultos.