conflito ambiental
Faça uma resenha identificando o problema escolhido e os aspectos envolvidos (econômico, social, ambiental).
O problema analisado é o caso da “falta de transparência e reponsabilidade sobre minério radioativo deixa população do norte do Amapá em estado de alerta”, localizado no estado de Amapá no município de Serra do Navio. A torianita é um material é largamente empregado para a extração de elementos radioativos, como fonte de chumbo-206(utilizado como blindagem em bombas de nêutrons), e como componente de ligas avançadas em industrias de ponta e siderurgia.
No Brasil, a torianita é encontrada de forma abundante na região central do Amapá, na bacia do rio Araguari, dentro do parque Nacional de Tumucumaque. O armazenamento de um minério rico em urânio é potencialmente perigoso, o torianita está no centro de uma polêmica entre a Polícia Federal e a Comissão Nacional de Energia Nuclear. A constituição de 1988 reserva a exploração de minérios radioativos ao monopólio estatal (através das Indústrias Nucleares do Brasil), no Amapá o mineral radiativo tem sido explorado, principalmente por particulares e contrabandistas.
A exposição em níveis elevados de radiotivade e condições inadequadas de trabalho oferecem riscos à saúde dos trabalhadores na mina e à população que habita no entorno das minas.
Economicamente um aumento da produção de nióbio (elemento químico) não faz sentido para o Brasil. Mais uma mina de nióbio significa só mais concorrência com o resultado de uma depreciação do preço do nióbio no mercado mundial. As forças Internacionais, as mineradoras e a indústrias internacionais de aço e de dutos e da construção civil gostariam ter muito mais nióbio disponível, porque assim o preço seria mais barato no Mercado. Isto não é a favor nem da economia e nem da saúde do povo.
Já no ambito ambiental é possível perceber que o grande problema da radiação no meio ambiente está no tempo de contaminação.Segundo especialistas