Marketing 3
As conexões duradouras aprendidas entre os produtos e as memórias são uma maneira poderosa de criar e manter fidelidade à marca. As associações aprendidas entre os sentimentos, eventos e produtos – e as lembranças que elas evocam – são um aspecto importante do comportamento do consumidor. APRENDIZAGEM: mudança relativamente permanente no comportamento causado pela experiência. O aprendiz não precisa ter a experiência diretamente; também podemos aprender por meio da observação de eventos que afetam outras pessoas
APRENDIZAGEM INCIDENTAL: aquisição casual e não intencional de conhecimento A aprendizagem é um processo contínuo. Nosso conhecimento sobre o mundo é revisado constantemente enquanto somos expostos a novos estímulos e recebemos contínuo feedback que nos permite modificar o comportamento posteriormente , quando nos encontramos em situações semelhantes. 2) Por que o condicionamento resulta em aprendizagem?
TEORIAS BEHAVIORISTAS DA APRENDIZAGEM: o aprendizado ocorre como resultado de respostas a eventos externos. Entram na mente estímulos e eventos percebidos a partir do mundo externo e saem as respostas ou reações a esses estímulos. Duas abordagens principais da aprendizagem:
CONDICIONAMENTO CLÁSSICO: um estímulo que acarreta uma resposta é igualado a outro estímulo que inicialmente não provoca uma resposta própria. Com o passar do tempo, o segundo estímulo causa uma resposta semelhante porque é associado ao primeiro.
Estímulo não condicionado (ENC): naturalmente capaz de provocar uma resposta.
Estímulo condicionado (EC): induz a produção de uma resposta ao estímulo, é uma resposta condicionada (RC). REPETIÇÃO: É mais provável que os efeitos do condicionamento ocorram após os estímulos condicionados (EC) e não condicionados (ENC) terem sido combinados diversas