Confeitaria
Curso Técnico em Confeitaria
Confeitaria e Tendências
Relatório da visita á Padaria e Confeitaria Monte Carlo
Leandro Silva do Nascimento
Confeitaria e tendências
Deste o inicio do que podemos chamar de confeitaria com os egípcios e suas massas de bolos, passando pelos gregos com seus doces e massas feitas com bases de trigo com amêndoas e sementes de papoulas, á matriz da gastronomia, Itália,na idade média onde Bartolomeu Scappi publicou seu livro de receitas, Opera. Na França, François de La Varenne funda o que chamamos de Culinária Francesa Clássica onde publica Le Pâtissier François, o primeiro trabalho abrangente sobre confecção de massas doces, datado em 1655. Deste então tivemos varias mudanças e evolução na cozinha, deste equipamento, utensílios a técnicas de modelagem, até chegar aos nossos dias, onde buscamos produtos clássicas com sabor regional, com um que da nossa velha infância, uma busca por mono poções com muito mais sabor , que encha os olhos com seus formatos e cores vibrantes, tudo com muita delicadeza.
Objetivo
Verificar como empresas do Ceará estão investindo, se “reciclando”, buscando o que há de novo pra empregar em sua produção, se projetando no novo conceito de confeitaria, a pâtisserie, e conhecer seu mix de produtos e suas tendências.
Visita à Monte Carlo Comercio de Alimentos, Rua Senador Virgilio Távora n° 820, em 13 de Setembro de 2010, Conduzida pelos Cheffs Patissier Lucas Liberatorre e Thiago Gíbio.
Nos reunimos as 18:30 na Padaria e confeitaria Monte Carlo onde fomos recebidos pelo chef patissierie Lucas Liberatorre que