Confea/crea-pb
PRIMEIRO PERÍODO - TURMA B
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
NUHARA HAMAD PEREIRA GOMES
PROFESSOR: VIRGIANE MELO
CONFEA/CREA
JOÃO PESSOA – PB
2013
NUHARA HAMAD PEREIRA GOMES
TRABALHO AVALIATIVO – SEGUNDO ESTÁGIO
Trabalho entregue à Professora Virgiane Melo da disciplina de Introdução à Engenharia com a finalidade de complementar a nota da prova do segundo estágio.
JOÃO PESSOA
2013
CONFEA
[pic]
HISTÓRIA
O CONFEA surgiu oficialmente com essa designação em 11 de dezembro de 1933, através do Decreto nº 23.569, promulgado pelo presidente da República em questão, Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.
Atualmente, o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) é regido pela Lei 5.194 de 1966, representando também os geógrafos, geólogos, meteorologistas, tecnólogos dessas modalidades, técnicos industriais e agrícolas e suas especializações, num total de centenas de títulos profissionais.
O CONFEA zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e, com base nisso, regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa, tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza.
Em seus cadastros, o Sistema CONFEA/CREA tem registrados cerca de um milhão de profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro, e movimentam um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia, alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem.
O Conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.
ÓRGÃO DO CONFEA
As atividades do CONFEA são comandadas por um presidente,