condutividade
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde junho de 2011)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Eletromagnetismo
Circular.Polarization.Circularly.Polarized.Light Right.Handed.Animation.305x190.255Colors.gif
Representação do vetor campo elétrico de uma onda eletromagnética circularmente polarizada.
Eletrostática[Expandir]
História[Expandir]
Magnetostática[Expandir]
Eletrodinâmica[Expandir]
Circuitos elétricos[Expandir]
Físicos[Expandir]
v • e
Condutividade elétrica (\sigma) é usada para especificar o caráter elétrico de um material. Ela é simplesmente o recíproco da resistividade, ou seja, inversamente proporcionais e é indicativa da facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica. A unidade é a recíproca de ohm-metro, isto é, [(Ω-m)-1]. As seguintes discussões sobre propriedades elétricas usam tanto a resistividade quanto a condutividade.
\sigma= {1\over\rho}\,
Materiais sólidos exibem uma espantosa faixa de condutividades. De fato, uma maneira de classificar materiais sólidos é de acordo com a facilidade com que conduzem uma corrente elétrica; dentro deste esquema de classificação existem 3 grupamentos: condutores, semicondutores e isolantes. Metais são bons condutores, tipicamente tendo condutividades da ordem de 107 (Ω-m)-1. No outro extremo estão os materiais com muito baixas condutividades, situando-se entre 10-10 e 10-20