ciclo de produção
1. INTRODUÇÃO
O produto: aquilo que foi produzido com a intenção de atender a necessidade ou despertar o desejo de consumo no público alvo. Ao introduzir o produto ou serviço no mercado é necessário analisar vários aspectos antes da sua produção, surtindo, assim, um efeito positivo, no qual a venda será grande. Aspectos de caráter informativo como: região onde será vendido; costumes, crenças e cultura do povo; clima do ambiente da região, história do povo, entre outros. Além disso, é necessário estar atento ao ciclo de mercado, de vida do produto e da própria empresa, gerando assim uma base mais confiável tanto para aqueles que irão produzir como para os que vão consumir.
O ciclo de vida dos produtos pode ser comparado ao ciclo de vida biológico, tomando como exemplo a planta (ou árvore) que quando a semente é plantada, podemos comparar a introdução. Então ela começa a brotar, o que seria o crescimento. Logo essa planta começará a crescer os galhos e as folhas, o que é similar à fase de maturidade. Até que depois de certo tempo, principalmente se essa planta não for cultivada da melhor maneira, ela começa a secar, murchar e perder suas folhas assim como o declínio.
Há autores que definem o ciclo em cinco fases: introdução, crescimento, maturidade, saturação e declínio, outros em quatro, mas todos usam das mesmas definições para o modelo do ciclo. O mais importante é reconhecer que a maioria dos produtos passa por essas fases e quais as implicações que cada fase proporciona a área de marketing e produção.
O ciclo de vida dos produtos acompanha o desenvolvimento do produto. Adequa-se esse modelo em uma empresa para ter conhecimento das fases do produto desde momento que ele entra no mercado até saber a hora de substituí-lo ou até mesmo tirá-lo.
De acordo com MARTINS (2003, p. 14) “o projeto do produto deve levar em consideração que todo produto tem um ciclo de vida, uns mais longos, outros mais curtos, outros ainda