Condutividade elétrica
Data de realização: 24/09/14
Introdução:
Este experimento teve como objetivo testar se algumas substâncias ou misturas conduzem eletricidade. Para isso foram usadas lâmpadas de 7, 60 e 100 hz. Se a substância ou mistura for uma boa condutora de energia, todas irão acender. Se não, podem acender com pouca ou muita intensidade ou conduzirem energia. Neste relatório serão revelados os porquês de acender ou não.
Materiais:
- 3 lâmpadas de 7,60 e 100 hz
- Água, açúcar dissolvido, sal dissolvido, vinagre, água e soda cáustica, sal de cozinha sólido, açúcar sólido, dois fios elétricos.
A tabela abaixo revela se acendeu com pouca ou muita intensidade ou se nem acendeu.
Sistema Conduz corrente elétrica?
Água pura Não acende nenhuma
Água e açúcar dissolvido Não acende nenhuma.
Água e sal dissolvido Acende todas as lâmpadas com muita intensidade.
Vinagre Acende, mas com pouca intensidade.
Água e soda cáustica Acenderam todas com muita intensidade.
Sal de cozinha sólido Não acende nenhuma.
Açúcar sólido Não acendeu nenhuma.
Ácido sulfúrico na água Acende todas as lâmpadas com muita intensidade. Isso de uma substância ou mistura acender e outras não, se deve a uma série de fatores. Primeiramente que encostando um fio no outro acende, pois há o fechamento de circuito. Na água, os íons ficam livres, se movimentando e passando pelos fios e assim fechando o circuito. Mas no caso da água pura, não houve quantidade de íons suficientes. Os ácidos também conduzem, mas o vinagre é fraco (tem diferença de força entre os ácidos). Já quando a substância é sólida não conduz corrente elétrica, já que os íons ficam fixos, sem mobilidade. Observação*Quando tem íons a água só tem o trabalho de fazer a dissociação (sais). E no caso dos ácidos eles são formados por ligações que contem íons e eles só quebram, o que é a ionização.
Conclusão: com esse experimento pudemos entrar em contato e entender