Condutividade Eletrica
Definição: Facilidade com a qual um material é capaz de conduzir uma corrente elétrica.
É dada pela formula: Pode ser analisada como o inverso da resistividade, tendo em vista um material com maior resistividade conduz menos, já um de menor resistividade conduz mais.
É expressa pela unidade ohm-metro [(Ω-m)-1].
Materiais Condutores:
Os materiais condutores são caracterizados por diversas grandezas, dentre as quais se destacam: condutividade ou resistividade elétrica, coeficiente de temperatura, condutividade térmica, potencial de contato, comportamento mecânico, etc. Estas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que das mesmas vão depender se estes são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas. A escolha do material condutor mais adequado, nem sempre recai naquele de características elétricas mais vantajosas, mas sim, em outro metal ou uma liga, que, apesar de eletricamente menos vantajoso, satisfaz as demais condições de utilização.
Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos, e de suas ligas.
Cobre:
1. Pequena resistividade. Preço acessível e permite seu uso em quantidades grandes;
2. Características mecânicas favoráveis;
3. Baixa oxidação para a maioria das aplicações. O cobre oxida bem mais lentamente, perante elevada umidade, que diversos outros metais; esta oxidação, entretanto, é bastante rápida quando o metal sofre elevação de temperatura;
4. Fácil deformação a frio e a quente: é relativamente fácil reduzir a seção transversal do cobre, mesmo para fios com frações de milímetros de diâmetro.
Alumínio:
1. Partes de equipamento elétrico em movimento, redução de massa e do desgaste por atrito;
2. Locais de elevada corrosão, o uso particular de ligas com manganês
3. Preço é acessível;
4. Sua condutividade elétrica é relativamente baixa,