Condutividade elétrica
Introdução
O experimento apresentado no laboratório de química tinha como interesse analisar as soluções de compostos moleculares puros ou adicionado de água e soluções aquosas.
A condução é a facilidade da matéria em conduzir uma corrente elétrica, esta que por sua vez é o movimento de partículas portadoras de cargas elétricas. Substâncias quando dissolvidas em água formam soluções que conduzem corrente elétrica. O químico sueco Svante August Arrhenius denominou eletrólito todas as substâncias capazes de conduzir corrente elétrica em solução aquosa e não eletrólito as substâncias que não são capazes de conduzir a corrente elétrica em solução aquosa.
Substâncias iônicas no estado sólido não conduz eletricidade, no estado fundido ou dissolvida conduz eletricidade. Substância molecular no estado fundido ou no estado sólido não conduz eletricidade, em solução contendo íons conduz eletricidade, não contendo íons, não conduz.
Essa carga elétrica se dar por conta do íon que é um átomo que possui a falta ou o excesso de elétrons. Esses íons são chamados de cátion ou ânions que respectivamente possuem natureza positiva e negativa. O ganho ou a perda desses elétrons acabam o eliminando da neutralidade e acabam possuindo carga elétrica.
Objetivos
Geral:
A aula prática dos procedimentos possibilita demonstrar a condutividade elétrica em materiais sólidos e líquidos, analisando assim a descoberta da natureza elétrica por meio de materiais que possuem partículas eletrizadas.
Especifico:
O primeiro procedimento tem como foco principal relacionar a atracão elétrica e a natureza elétrica. Já no segundo procedimento, a analise é feita de acordo com a capacidade dos materiais conduzirem corrente elétrica quando sólidos ou solúveis em água, e analisar os materiais que são eletrólitos ou não eletrólitos. O terceiro experimento tem os mesmos objetivos do primeiro, apenas foi outra forma do professor demonstrar a