comunicação linguisticas
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo abordar os princípios básicos da leitura, para a maior compreensão e aproveitamento do leitor, de forma que a leitura seja aplicada nos processos de aprendizagem e no dia-dia .
Introdução
Estima-se, a partir de Martins(S/D), que um bom leitor para uma melhor compreensão textual, deve obedecer sistematicamente alguns princípios básicos da leitura. A autora considera o processo da leitura complexo, pois circundar de diversos aspectos: cognitivos, informativos, linguísticos entre outros. Diversos autores subdividem a compreensão textual em três níveis: leitura exploratória, leitura analítica e a leitura crítica, afirmam ser um processo secundário, pois estão estreitamente entrelaçados. Mas meios pedagógicos são entendidos separadamente para distinguir o seus fins didáticos.
Leitura Exploratória
Considerada o primeiro contato com os enunciados, é uma leitura rápida do material bibliográfico, com a finalidade de verificar a importância da obra para a pesquisa. Trata-se de fazer o reconhecimento, adquirindo uma visão global do determinado assunto, a partir disso o leito decide ler o texto, pois se cria uma expectativa com esse primeiro contato. Segundo Martins (S/D), é nesse primeiro encontro que o leito fica frustrado ou satisfeito com o texto, a autora também considera alguns princípios para que ocorra a empatia ao primeiro contato.
A Pré-leitura, dos títulos, subtítulos, entretítulos entre outros, despertam interesses ao leitor, pois, é uma atividade na qual o leitor busca informações para complementar e assim compreender o que está sendo lido. De maneira que o leitor torna-se um coprodutor do texto, que auxiliar o seu conhecimento prévio ou conhecimento de um mundo jamais visto preenchendo lacunas jamais vista do determinado assunto.
Leitura Analítica
Martins(S/D) afirma que, é o momento de analisar o texto, o momento da cognição textual, onde o leitor absorve as relações do