Conduta Assertiva
O que vêm a ser Conduta
Assertiva?
O termo assertividade origina-se da palavra asserção, que quer dizer afirmar.
É um comportamento que se aprende, permitindo-se agir de acordo com nossos interesses, expressar nossos sentimentos de forma honesta e adequada, fazendo valer nossos direitos sem negar o direito dos outros.
A conduta assertiva é cada vez mais valorizado no ambiente organizacional, onde são exigidas decisões objetivas e focadas em resultado; espera-se que os funcionários apresentem comportamento maduro e honesto.
Algumas atitudes fundamentais para a assertividade:
✔
✔
✔
✔
✔
✔
✔
Autoestima: é o que você pensa sobre si mesmo. A qualidade da autoestima depende da aceitação, da confiança e do respeito que você tem por si mesmo;
Determinação: é o que faz você não desistir perante os obstáculos, ter foco e clareza sobre onde você quer chegar;
Empatia: é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Somente as pessoas maduras conseguem estabelecer a empatia;
Adaptabilidade: é adequar seu estilo de comunicação, seja sua interlocutora uma criança, um idoso, com nível cultural auto ou baixo;
Autocontrole: usar a racionalidade para gerenciar as emoções, não perdendo o controle das situações;
Tolerância e frustração: aceitar a diversidade humana, não ouvimos só
“sins”, mas também “nãos”;
Sociabilidade: é se preocupar com o bem-estar do outro e com o seu próprio. É tratar as pessoas com naturalidade, sem ideias preconcebidas.
O importante é que a habilidade de ser assertivo pode ser aprendida. Uma das estratégias que nos ajudam a tornar-nos mais assertivos é observarmos o comportamento de pessoas que admiramos, e que têm facilidade de agir de forma como gostaríamos. Saber que nossos comportamentos são aprendidos e que podem ser modificados, desde que queiramos, é o grande facilitador.
Origens da conduta assertiva
Se nos primeiros anos de vida a criança recebe mensagens