Atividade De Ci Ncias Politicas 31 Quest Es
CURSO : DIREITO
DISCIPLINA : CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA GERAL DO ESTADO
MESTRE : CHARLES BARBOSA
ALUNO : HIAGO GABRIEL SOUZA DA COSTA
UNIDADE I – ATIVIDADE DE FIXAÇÃO E REVISÃO
De acordo com os estudos acerca da matéria, examine as assertivas abaixo e aponte, quando pertinente, as incoerências, fundamentando sua resposta no pensamento doutrinário examinado:
1. O confronto entre a atitude espiritualista, de raízes cristãs e a secularização foi extrema importância para os delineamentos entre filosofia e ciência.
RESPOSTA: Assertiva correta
2. Com inspiração em Kant pode-se definir ciência como “toda série de conhecimentos sistematizados ou as colisões de pensamentos”.
RESPOSTA: Assertiva correta
3. Para Dilthey, no vasto círculo das coisas o homem não se faz compreensível ao seu semelhante e, por isso, as colisões de pensamentos.
RESPOSTA: Na verdade só o homem é compreensível ao homem, isso porque nas ciências do espirito faz-se necessário a compreensão para então interpretarmos os fenômenos, o homem necessita realizar uma análise interior, uma reflexão histórica, influenciada por forças afetivas.
4. Nas ciências do espírito, não operam forças emocionais, antes vive a alma que impede a captação do sentimento.
RESPOSTA: Segundo Dilthey, nas ciências do espirito há a compreensão, há também a presença de forças emocionais e é através da vivência da alma que se capta o sentido, pois o conteúdo logico e a funções racionais pouco importa.
5. A preponderância do método naturalista no pensamento científico se colocou como obstáculo ao reconhecimento da autonomia, métodos e fundamentos das ciências do espirito.
RESPOSTA: Assertiva correta
6. O Estado, pela origem e pela essência, não passa daquela ‘instituição social’ que um grupo vitorioso impôs a um grupo vencido, com o único fim de organizar o domínio do primeiro sobre o segundo e resguarda-se contra rebeliões intestinas e