Condomínios fechados
Alberico Teles
Felipe Nunes
Givanildo Dantas
Maurício Gonçalves
Paulo Pereira
Renata Andrade
CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS FECHADOS
NOVAS CIDADES
SALVADOR
2013
CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS FECHADOS NOVAS CIDADES
Trabalho apresentado por Alberico Teles, Felipe Nunes, Givanildo Dantas, Maurício Gonçalves, Paulo Pereira, Renata Andrade. Ao professor de Teologia, Jurandir Dantas, na Universidade Católica Do Salvador. Turma de Direito Noturno, turma 53.
SALVADOR
2013
1. INTRODUÇÃO 1 2. DESENVOLVIMENTO .1-5 2.1. OS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS FECHADOS 1-3 2.2. CONDOMÍNIOS FECHADOS EM SALVADOR 3-4 3. CONCLUSÃO 4-5 4. BIBLIOGRAFIA 5
1. INTRODUÇÃO
O objetivo do nosso trabalho é compreender a relação entre os condomínios residenciais fechados e o exercício da cidadania nos espaços urbanos. Vamos abordar o modelo de urbanização atual, como forma de questionar a intensificação das desigualdades sociais e a fragmentação do espaço das cidades, principalmente nos países em desenvolvimento, confrontando o surgimento dos condomínios residenciais fechados com a proliferação das favelas.
2. DESENVOLVIMENTO
3.1. OS CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS FECHADOS
O momento atual é caracterizado por profundas transformações no espaço urbano das cidades. Isto se dá, dentre outros fatores, devido à constatação de que, pela primeira vez na história, a população urbana ultrapassa a população rural. Em pouco tempo, o mundo será, em sua maioria, urbanizado. Entretanto, não é de se estranhar que esta urbanização trará em seu bojo, profundas desigualdades sociais.
A segregação urbana como sendo reflexo deste processo, repercute no contraste, cada vez mais profundo, entre o surgimento de enormes favelas ao lado dos condomínios residenciais fechados, em sua maioria de alto luxo. Este fenômeno vem ocorrendo com grande intensidade nos países em desenvolvimento, como o Brasil, onde as desigualdades socioespaciais estão