Biologia
Heterotrofos: Ser vivo que não possui a capacidade de produzir o seu alimento.
2 - Néctons: conjunto dos animais aquáticos que se movem livremente na coluna de água, com o auxílio dos seus órgãos de locomoção: as barbatanas ou outros apêndices.
Bentos: organismos que vivem no substrato, fixos ou não, em contraposição com os pelágicos, que vivem livremente na coluna de água.
Plâncton é formado por organismos uni ou pluricelulares, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares.
Fitoplâncton é um dos tipos de plâncton, formado por organismos vegetais, em sua grande maioria microscópica, que flutuam com pouca capacidade de locomoção nos oceanos e mares, na superfície de águas salobras, doces ou lagos. zona litorânea corresponde à zona de transição entre o domínio continental e o domínio marinho. É uma faixa complexa, dinâmica, mutável e sujeita a vários processos geológicos.
Epinociclo é a parte da biosfera que congrega todos os ecossistemas de terra firme. Florestas, campos, praias, desertos e montanhas representam os grandes ecossistemas que o integram .
3 - Biocenose é o conjunto equilibrado de animais e de plantas de uma comunidade
4 - biodiversidade - compreende a totalidade de variedade de formas de vida que podemos encontrar na Terra
5 - Sóciobiodiversidade são bens e serviços gerados a partir de recursos da biodiversidade local, voltados à formação de cadeias produtivas de interesse dos Povos e Comunidades Tradicionais e de Agricultores Familiares, numa relação harmônica entre si, com sustentabilidade, justiça social e respeito .
6 - Bioma são as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo.
7 - Biota é o conjunto de seres vivos que habitam um determinado ambiente ecológico, em estreita correspondência com as